01 outubro 2013

Quanto Custa Ter um Camaro na garagem ?

Quanto Custa Ter um Camaro na garagem ?

Um verdadeiro Muscle Car


O Chevrolet Camaro é um ícone dos carros esportivos em todo o mundo. Fabricado nos EUA de 1967 a 2002 ininterruptamente – e tendo retomado sua produção em 2007 até os dias de hoje – essa lenda viva dos veículos automotores já conquistou milhões de apaixonados ao longo de suas cinco gerações. Alguns modelos importados de forma independente circularam pelas ruas do Brasil durante esses quase 50 anos, porém somente em 2010 a Chevrolet passou a importar e comercializar oficialmente o Camaro em terras tupiniquins.

Versões

E ele veio justamente em sua quinta e última geração; o modelo que retomou o legado, em grande estilo. Trata-se de uma releitura, reestilizada, aperfeiçoada e, logicamente, muito modernizada do modelo da primeira geração, fabricado entre 1967 e 1969. 
O veículo é fabricado nos Estados Unidos em quatro versões: Camaro Coupé, com motor V6; Camaro Convertible, o mesmo modelo na versão conversível; Camaro ZL1, um modelo mais esportivo, com diferenciais nos acessórios e motor V8, mais potente; e, por fim, Camaro ZL1 Convertible, o mesmo do anterior, em sua versão conversível. No Brasil, o Camaro é vendido somente na versão SS, que leva motorização V8, de 406 cv de potência.

Financiamento


Mas, para ter esse muscle-car genuíno na garagem é preciso gastar um bom dinheiro. Enquanto nos EUA, o modelo de entrada sai por pouco mais de 30 mil dólares, por aqui o único modelo comercializado tem preço de partida de 203 mil reais. Para se ter uma idéia, se o comprador optar por dar 25% do montante de entrada e financiar o restante em 48 meses, o valor de cada parcela será de aproximadamente 4.700 reais. Soma isso o valor do IPVA, que varia de região para região, mas costuma ficar por volta dos 8 mil reais. 
Para que se possa rodar tranqüilo com um carrão desses em ruas brasileiras, recomenda-se que se contrate um seguro. Nesse caso, o valor depende da seguradora contratada e do perfil do(s) condutor(es) indicado(s) na apólice. Todavia, não se desembolsará menos de 11 mil reais pelo serviço.

Seguro e Peças

No caso de não se contratar o seguro, deve-se atentar para o valor das peças, no caso de necessidade de substituição. Faróis tem preços que variam de 600 a 1200 reais cada. Um pára-choque – dianteiro ou traseiro – não sai por menos de 2.500 reais. Já um capô, tem valor orbitando entre 2 mil e 5 mil reais. Lembrando que é preciso pesquisar bastante antes de adquirir cada peça e que nem sempre comprá-la nova em concessionária é a melhor opção.
Existem muitas outras empresas de auto-peças que trabalham com produtos originais e de qualidade, oferecendo, muitas vezes, preços mais vantajosos. Soma-se também, nesse caso, o custo da mão-de-obra para a instalação das peças, que deve ser feita em oficinas especializadas com profissionais devidamente capacitados.

Revisões e consumo

Deve-se considerar ainda o valor médio das primeiras revisões: por volta de 2.500 reais. Com um consumo aproximado de 7 e 11 quilômetros por litro na cidade e na estrada, respectivamente, é indicado que se abasteça o tanque no Camaro sempre com gasolina premium de alta octanagem, a qual tem o seu valor orbitando entre 3,50 e 4 reais por litro, dependendo da região.

Depreciação

Portanto, com essa base de análise, percebe-se que o prazer de ser proprietário desse legendário esportivo é para poucos privilegiados. Até porque, se levarmos em consideração a desvalorização do veículo ao sair da concessionária, os números saltam mais ainda aos olhos. Não se “perde” menos de 30.000 reais. Após um ano, a desvalorização atinge, ao menos, 50 mil reais. Por mais que se saiba que a realização de um sonho não tem preço, nesse caso, é importante que se pense duas vezes antes de realizá-lo.
Fonte: CarZine

Nenhum comentário:

Postar um comentário