
A fome é uma das maiores causas de morte no mundo. A ausência da ingestão de alimentos pode causar sérios danos ao desenvolvimento do corpo e a saúde. No entanto, você sabe quais os reais efeitos da fome? Conheça algumas curiosidades sobre como funciona a privação da ingestão de alimentos pelo organismo e seus reais efeitos.
1. OS PRIMEIROS EFEITOS DA FOME
Os primeiros sintomas da fome aparecem logo nas primeiras horas, induzindo a liberação de gases nos intestinos. Após muitas horas sem comer, o organismo começa a queimar ácidos graxos em vez de glicose para poder manter seu funcionamento. Em poucos dias o corpo passa a se alimentar das próprias proteínas, enfraquecendo ainda mais o organismo.
2. O CÉREBRO E O AÇÚCAR
Para manter-se em pleno funcionamento, o cérebro necessita do equivalente a quantidade de açúcar presente em 3 latas de refrigerante. Sem essa produção diária de glicose, o cérebro passa a consumir cetona, um derivado dos ácidos graxos. Acredita-se que seja essa capacidade humana de buscar outros recursos dentro do próprio organismo que tenha permitido o sucesso da nossa sobrevivência com relação a outros primatas.
3. SINTOMAS
Os primeiros sintomas da fome são o desconforto e a fraqueza. No entanto, esses sintomas podem se agravar levando a desnutrição crônica que causa a distensão do abdômen e o inchaço do fígado. Entretanto, a subnutrição gera danos da ordem cardíaca, conduzindo a morte devido aos danos extremos que ocorrem nos tecidos do coração.
4. FERRO
Alguns estudos apontam que a deficiência de ferro no organismo, que é mais umas das consequências da desnutrição, pode fazer com que os anêmicos acabem comento barro e terra.
5. A CULPA É DO PÃOZINHO
Uma dieta rica em carboidratos refinados, tais como pães, massas, biscoitos e arroz branco podem nos dar ainda mais fome. Isso acontecem porque esses alimentos ajudam a interferir nas mensagens que o sistema digestivo envia para o cérebro para avisar que já está satisfeito.
6. ALIMENTAÇÃO INFLUENCIA NO HUMOR
Uma má alimentação pode gerar mudanças de humor repentinas, cansaço exagerado sem grandes motivos, crises depressivas. Fique atento, uma dieta precisa ser equilibrada, excesso de açúcar e gorduras prejudicam não só o funcionamento do seu organismo, mas seu bem-estar.
7.DOPAMINA
Comer gera um prazer indescritível na maioria das pessoas, não é mesmo? Pois estudos comprovaram que aquele desejo por determinada comida induz o organismo a liberar dopamina, um hormônio que traz a sensação de bem-estar e que também é produzido durante o sexo e o uso de drogas.
8. PARAR DE SENTIR FOME
Pessoas obesas liberam continuamente o hormônio grelina, que para de ser liberado quando o sistema digestivo deseja avisar ao cérebro que está satisfeito. Os anoréxicos, por sua vez, possuem os mais altos níveis de grelina.
9. QUANTO TEMPO O SER HUMANO SOBREVIVE SEM COMER?
Um ser humano com boa saúde pode sobreviver sem comer nada por até oito semanas, desde que tenha água suficiente. Ser forte e estar em boa forma física pode ajudar, assim como ter gordura corporal extra. Nosso organismo guarda a energia necessária em forma de gordura, carboidratos e proteínas.
10. SEM ÁGUA
No entanto, sem água o ser humano sobrevive apenas de 3 a 5 dias. Não a toa, uma dieta balanceada compreende a ingestão de alimentos ricos em água como frutas, verduras e legumes crus, por exemplo.
E aí? Matou sua curiosidade sobre a fome? Existe mais alguma dúvida que não mencionamos? Deixe nos comentários suas perguntas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário