Cabideiros foram espalhados por 15 pontos de
Curitiba (Foto: Arquivo pessoal)
Desde o início do mês de julho, com a chegada do inverno e a queda nas
temperaturas, os moradores de Curitiba passaram a se deparar com
cabideiros espalhados por praças da cidade. A iniciativa é de um grupo
de voluntários que pretende estimular a doação de roupas e agasalhos
para os moradores de rua, convidando as pessoas a deixarem um casaco
pendurado para quem necessita pegar.Curitiba (Foto: Arquivo pessoal)
O grupo, que prefere se manter anônimo, fixou cabideiros com cartazes em locais de circulação da cidade. Os anúncios trazem a mensagem: “#invernofraterno. FRIO? Colabore, deixe aqui um agasalho para quem precisa. Seja educado e tenha bom senso, não retire mais do que você necessita. É dando que se recebe. Gentileza gera gentileza, Fraternidade”. Segundo o grupo, a ideia veio de iniciativas semelhantes já praticadas na cidade em anos anteriores. Em 2013, por exemplo, uma rede de brechós também criou cabides em árvores para estimular as doações de agasalhos.
Com doação inicial de 300 agasalhos feita pelos próprios membros, o grupo confeccionou as placas com madeira sustentável e passou a espalhar os cabides. Até a publicação desta reportagem, eram 15 cabides, mas o grupo pretende aumentar o número nos próximos dias, já que foram criados 30 cabideiros. Confira os locais: Praça da Espanha, Praça da Ucrânia, Praça do Hospital Evangélico, Praça do Hospital da Polícia Militar, Praça Tiradentes, Praça Osório, Praça Rui Barbosa, Praça da França, Praça Santos Andrade, Boca Maldita, Rua XV, Praça Zacarias, Praça do Japão, Museu do Olho, e Praça da Igreja do Perpétuo Socorro.
Além da iniciativa dos cabides, a Fundação de Ação Social de Curitiba também promove uma campanha de arrecadação e distribuição de agasalhos. Veja quais são os postos de coleta das doações.
Intenção é que moradores de rua possam pegar os agasalhos doados (Foto: Arquivo pessoal)
Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/07/cabideiros-espalhados-por-curitiba-estimulam-doacao-de-agasalhos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário